Como professor, normalmente tenho alunos que me questionam com relação a confiabilidade de fontes que pesquisamos na Internet. Algo como: " - Professor, me passe aí uma lista de sites confiáveis, para que eu não erre na pesquisa!"...
Restringir o mundo da Internet a uma
lista de sites confiáveis não seria muito lógico... E vale inclusive uma breve abordagem do porquê dos professores alertarem para essa questão.
Não se discute a fantástica ferramenta que é para acesso à informações e com certeza a Internet é a responsável por uma revolução que será estudada por anos e anos. Porém, ela está aí para o bem e para o mal. Sem entrar em detalhes, temos acesso a tudo de bom, e tudo de ruim! Daí o cuidado.
O importante então é ter discernimento para ler e analisar tudo que nos chega, e decidir o que podemos chamar de fontes confiáveis ou não confiáveis. Fiz uma relação abaixo e que precisa ser melhorada (afinal, escrevi esse post em 10 minutos....) - aceito contribuições! E se você tiver dúvidas, fale com seu professor!
- Pense em site de universidades públicas e privadas conhecidas, que tem uma reputação a zelar.
- Sites de autores reconhecidos por seus trabalhos também devem ser considerados. Uma forma de identificar autores que valem a pena é a recorrência com que determinado nome aparece. Quando você encontra diversos trabalhos e de diferentes origens citando um mesmo autor sobre determinado tema, é um bom sinal!
- Considere também artigos que possuam claramente um autor (e uma breve descrição de seu currículo, atividade profissional e acadêmica), uma data de quando o texto foi escrito, e, de novo – onde está publicado. Não quero aqui dar exemplos de sites estranhos ou esquisitos, mas com certeza você saberá do que estou falando!
- Sites de fabricantes de produtos objeto de sua pesquisa também são válidos, mas tome cuidado com relação a parcialidade do material. Um fabricante elencando itens fundamentais para determinada tecnologia provavelmente estará omitindo aqueles que seu produto não atende....
- Institutos de pesquisa, organizações sem fins lucrativos, veículos de imprensa (cuidado neste caso, jornalistas comumente não citam a fonte de determinada notícia, e neste caso é complicado usar a informação em trabalhos acadêmicos).
LIVROS! BIBLIOTECA! Não fiquem somente restritos a Internet. Tem um mundo de informações a sua disposição na biblioteca de sua cidade ou de sua faculdade.... Experimente o prazer de folhear um, dois, vários livros.
Abraços
Castelan
18/02/2015