Código Google Analytics

Pages

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Discurso como paraninfo para a colação de grau dos formandos em Ciencia da Computação da UNIP - turma 2005-2008

Por um pedido dos meus alunos (agora formados, colegas de profissão) publico aqui o texto do discurso que proferi na cerimônia de colação de grau.

Abraços,

Castelan

                         

Uma boa noite aos membros da mesa, a todos os presentes, e uma “boa noite” muito especial aos formandos, meus afilhados a partir de hoje.

Pretendo ser muito breve, pois vocês já me suportaram mais do que mereciam nas minhas aulas de redes ou tópicos especiais em computação.

Nestes dias estive pensando o que falar pra vocês. Entre uma idéia e outra, meu filho mais novo (tenho um de 8 anos e outro de 5) me veio e entregou uma folha dobrada várias vezes (e que ele não me ouça, não muito bem dobrada) dizendo: “Pai, um presente. Guarde!”. Levantei e me dirigi a uma pasta onde mantenho dezenas desses presentes dos meus dois bambinos imaginando o quanto falta para que eles estejam sentados aqui, colando grau.

Por conta deste episódio, fiquei imaginando o quanto vocês na platéia não estão relembrando, como se fosse hoje, o momento onde estes aqui deixaram as fraudas, deram os primeiros passos, as primeiras palavras, tiveram o primeiro dente de leite, os rabiscos e desenhos, a choradeira para não ir à escola, as crises da adolescência... Enfim, ficaríamos a noite toda lembrando passagens como estas. Não é possível deixar de desejar a todos os pais, avós ou quem quer que tenha tido a responsabilidade de conduzir e acompanhar essas crianças até o dia de hoje, os meus sinceros PARABÉNS! Pelo que disse anteriormente sobre meus filhos, não duvido que o momento atual possa até ser mais importante para vocês pais do que para eles...

Isso sem falar nos namorados ou namoradas, maridos ou esposas – que se não passaram pelos momentos iniciais da vida dos protagonistas aqui, têm também razoável responsabilidade no apoio, muitas vezes silencioso, para que eles pudessem estar nesta cerimônia (quantas explosões de mau-humor e cólera!).

Bom, voltando a vocês, eu diria que momentos como hoje servem para duas coisas muito importantes. A primeira delas é comemorar. Este momento é único na carreira. Um marco de verdade. Aproveitem, pois mesmo em conquistas maiores – raramente temos a oportunidade de comemorar e registrar esse sucesso.

A segunda é refletir. Refletir para planejar o que queremos para o nosso futuro. Aqui gostaria de dar alguns conselhos que pelo convite que recebi, acredito ter a responsabilidade de fasê-los:

  • Lembre-se: ninguém escala uma montanha iniciando-se pelo topo. Sempre começamos de baixo.
  • A vida não é fácil. Temos que lutar diariamente para conseguir ter a sensação de paz. Por isso nunca se acomode, mas sempre comemore as suas conquistas, por menor que elas sejam e sempre rodeado das pessoas que são importantes para você.
  • Cada carreira profissional é única. Inspire-se na biografia de quem quiser, mas saiba que o único responsável pela sua carreira é você. Não se lamente ao errar, mas evite incorrer no mesmo erro novamente. Aprenda com eles.
  • Sonhe sempre. Mas trabalhe por ele.
  • Não trabalhe pelo dinheiro. Trabalhe para construir algo realmente bom. Pense em realizações. Fazendo isso, o dinheiro vem como conseqüência.
  • Nunca deixe de aprender e experimentar.
  • A carreira é importante em sua vida, mas não a mais importante. Você tem ou terá sua família, seu par e filhos. Cuide bem deles. E cuide também de seu corpo e espirito.

"Só um detalhe: quando conseguirem por em prática o que recomendo acima, sinceramente – me digam como conseguiram... Venho perseguindo isso há anos!".

No inicio da minha fala propositadamente não agradeci a vocês por este convite de ser o paraninfo da turma. Agradeço agora, não somente pelo convite, mas também pelos momentos que passamos juntos. Em minha vida continuo aprendendo diariamente em experiências como a de lecionar, convivendo com pessoas importantes como vocês.

Meu muito obrigado, um grande abraço a todos, e sucesso!

Valdinei Castelan (23 Jan 2009)

0 comentários: